Um diário de bordo

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Birra

Comer, rezar, amar... Peraí, para tudo, não é nada disso...
Recomeçando:
Fumar, comprar, comer, ou qualquer outro tipo de comportamento compulsivo (vulgarmente conhecidos como VÍCIO).
Tenho pensado muito nesta questão!
Mesmo!
Acho que todos esses comportamentos tem a ver com prazer imediato. Querer aquie agora e não ter rédeas sobre si mesmo.
Basicamente um comportamento infantil, como uma criança em frente à uma vitrine cheia de brinquedos.
A gente berra, esperneia e tals... E nós mesmos, como uma mãe de saco cheia, apática e descontente estragamos a nossa intempestiva criancinha interior.
Fiquei pensando nisso desde que vi um chef gourmet falando sobre a recusa de certas pessoas a certos sabores e ao apreço a gordura e açúcar, o que ele, baseado em alguens com mais cabedal teórico que ele chamava de paladar infantil.
Maturidade, simples assim, é isso: CAPACIDADE DE FAZER ESCOLHAS. AS MELHORES ESCOLHAS PRA NÓS MESMOS, A MÉDIO E LONGO PRAZO.
E, como dizem que o universo conspira, várias outras coisas sobre o assunto me caíram às mãos sobre o assunto.
Recentemente - ontem - comecei a ler Férias. A protagonista é internada pela família em um rehab, mas obviamente ela não tem 'problemas com drogas'. Até, claro, se confrontar com pessoas e fatos que a tiram de controle e a pobre, sem nenhum valuinzinho ou carreira de pó por perto.
Comportamento infantil.
Um adulto de verdade falaria: Podemos conversar outra hora, agora não é o melhor momento.
Uma criança birrenta xinga, berra, morde.
Ou pior, se encolhe e aceita todo tipo de abuso e agressão.
Alguém no seu trabalho diz que uma tarefa não ficou a contento ou, pior das piores, dá sugestões que complementam ou descaracterizam sua ideia genial.
Seus convivas não dizem exatamente o que você planejou sobre seu novo corte de cabelo.
Seu namô não se ajoelha com uma caixinha de veludo preta Tiffany's nas mãos e declama Fernando Pessoa antes de pedir em casamento. Apenas aparece na sua porta de mala e cuia.
Aí, você:
(A) Se recente, magoada, mas é incapaz de dizer exata e claramente o que quer, ou não e defender seu ponto de vista com arguemntos razoáveis e aceita tudo (mesmo sem querer) enquanto repete o mantra "om, o mundo´e cruel, om"
(B) xinga e berra impropérios bem alto, se sentindo a mais desgraçada das pessoas, cercada de tapados, se deprimimdo em seguida (mas aceita)
(C) reflete alguns segundos em como aquilo te afeta e, se positivamente, aceita de bom grado, se não finérrima diz seu melhor 'não obrigada'.
Se A ou B, amiga, cuidado com o sentimento de inferiioridade e baixa auto estima. As pessoas (inclusive nós mesmos) só vão até onde deixamos. treine seu carão, ame-se nas suas diferenças e - mais importante - eduque sua criança interior, prometendo à ela um lindo presente de natal se seu comportamento for bom!
Se C, parabéns, você está rumo à iluminação espiritual e a uma vida saudável e feliz.

Um comentário:

  1. Oi , quanto tempo! Vi que ficou doentinha, que continua meio perdidinha, mas adorei te ver no blog. Aparece sempre. Bjs

    ResponderExcluir

Tô construindo a vida que eu sempre quis! e você?????????