Um diário de bordo

sábado, 26 de março de 2016

A fome

Passamos a vida sendo ensinados a alimentar nossos egos e nossas personas sociais.
Sente assim, fale assado, seja a melhor, a primeira em tudo, a mais bonita, com mais dinheiro, mais amigos, a melhor vestida. Tenha diploma, carro, casa, bom emprego, marido, filhos, cachorro. Cozinhe bem, seja boa de cama e de papo, não tenha ciúmes. Tenha uma vida (mas não demonstre sua força, pra não assustar os pobres moços). Ufa! Cansei. E olha que ainda tem muita coisa nessa lista.
E ainda, pra piorar, nos ensinam a nos comparar e brigar com as irmãs. Olha como ela é bonita. E mais inteligente. Com um namorado perfeito. Um emprego invejável, a manicure sempre em dia....
Socorrooooooo!!!!
E assim, frágeis em pele de armadura, passamos a vida alimentando nosso ego. O deixamos crescer, evoluir.
Até que um dia, qual Exterminador do Futuro, ele ganha vida própria e passa a nos comandar.
Não seria problema se o ego não fosse apenas uma ferramenta, o mensageiro entre o mundo exterior e o nosso ser profundo. quem, em sã consciência daria tanto poder ao mensageiro? E o pior, um mensageiro chorão, manhoso, cheio de vontades. Um mensageiro de 3 anos...
E essa criança cresce. Cresce e nos devora. Devora nossos sonhos. Entulha a estrada que nos leva de volta ao profundo de nós. Porque ele sabe que se nos encontrarmos com a anciã que mora em nós, que nos conhece de verdade e nos guia ele perde seus poderes e regalias. Ele é mimado, mas não é bobo.
Eu ainda não tirei todas as pedras que meu ego jogou na estrada de casa. Mas eu já sinto fome. Fome de casa. Fome de mim. De verdade. Não do meu ego relações públicas, mas da velha da caverna. Sei que ela me espera com um caldeirão fumegante. Com histórias. Com passado e futuro, mas principalmente, com o presente.
Pretendo chegar logo, embora não tenha bússola ou mapa. E tenha essa criança resmunguenta a de debater nas minhas pernas. Ah, esse ego!
Mas eu já ouço o crepitar do fogo. O calor das histórias e o cheiro do aconchego.
Não sei quanto dura a viagem. Então, eu tento aproveitar o caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tô construindo a vida que eu sempre quis! e você?????????