Um diário de bordo

terça-feira, 30 de outubro de 2012

A faxina que libertou meu fim de semana

Como eu já disse eu sofria demais por perder dias lindos (todo dia livre é lindo, mesmo que cinza, chuvoso e tals) em que eu poderia fazer n coisas, aceitar mil convites em nome da organização que uma casa cheia de crianças, com um mulher neurótica exige. Perdia e ficava frustada e ainda chegava no fim do dia podre de cansada e me sentindo culpada por limpar demais e dar atenção aos meus amores de menos.
Tentei muitos métodos desde que me dei conta do meu sofrimento. Até que o que se mostrou mais eficaz foi dividí-la em 1 cômodo por dia. Comecei fazendo assim que chegava do trabalho. Outra falha, quando chego, já trabalhei, tenho que preparar o jantar, orientar o trabalho de casa, malhar, brincar e dar banho no bebê, separar e arrumar as coisas do dia seguinte... Affffffffffffff. Mesmo que seja rápida a faxina, era mais uma coisa...
Decidi acordar, ou melhor, levantar mais cedo. Naquele horário que já acordo, mas fico enrolando esperando o despertador. Vinte minutinhos, não mais que isso, já e suficiente (Graças a Deus a casa é de um tamanho ótimo, me desfaço constantemente das tralhas e somos organizados, vamos devolvendo ao lugar o que usamos, lavando o que sujamos...)
Os adolescentes, que sempre ajudaram, também preferiram acordar um pouco mais cedo.
Foi a organização que melhor se adaptou à minha família.
Precisei também adequar o pós trabalho, que estava muito cansativo. Agora é assim: nós chegamos, eu vou logo malhar e Maria pré apronta o jantar (tempera, pica, lava o arroz, enfim..). Fran  fica jogando pra distrair o mais novo. Eu demoro só 50 para ir e voltar. Termino o jantar, tomo banho, jantamos.
Maria e Fran preferem encarar logo os cadernos. Eu e Davi vamos brincar (incluindo aí arrumar suas coisas para o dia seguinte - ele ama escolher e realmente acha que está brincando. Também me "ajuda" a arrumar a    minha bolsa e roupa.). Confiro cadernos e trabalhos de casa e fazemos algo em família antes de eu liberar a net pra eles.
Fica assim:
segunda - banheiro e lavar toalhas
terça - sala e lavar roupas brancas
quarta - cozinha (é o dia mais corrido) e lavar roupas escuras
quinta - quarto das crianças e lavar roupas coloridas
sexta - meu quarto e lavar roupas de cama
sábado - varanda, quintal, passar roupa (é muito rápido, antes das 10 já foi)
E tem sido mais fácil assim...

3 comentários:

  1. Adorei suas dicas, eu geralmente faço um pouquinho de cada coisa mais vou tentar fazer assim. Valeu!
    Beijinhos
    Nai Melo

    ResponderExcluir
  2. Qdo. os filhotes eram menores, era mais fácil pedir ajuda prá por roupas na máquina, prá enxugar a louça ou catar os brinquedos. Agora, além de eu ter que ficar sempre pedindo, eles dizem "já vou". "Já vou" ... o quê? Prá academia, prá aula de violão, prá casa da namorada. E eu canto: "Sobrou prá mim, o bagaço da laranja".

    ResponderExcluir
  3. Antes, qdo.filhos eram pequenos, era mais fácil ter ajuda prá enxugar louça, colocar roupa na máquina, arrumar os brinquedos... Agora, quando peço ouço "já vou". "Já vou"... o que? Prá academia, prá aula de violão, prá casa da namorada, do amigo. "Sobrou prá mim, o bagaço da laranja, sobrou prá mim... o bagaço da laranja", só cantando...

    ResponderExcluir

Tô construindo a vida que eu sempre quis! e você?????????